Home / Cuidados de Pele / 7 Dicas para prevenir o Envelhecimento Prematuro da Pele

7 Dicas para prevenir o Envelhecimento Prematuro da Pele

O envelhecimento dos seres humanos começa por dos 30 anos, podendo variar de acordo com a raça, a actividade hormonal, genética e pela reacção a vários factores externos, tais como o clima, toxinas ambientais, alimentos, stress, entre outros. Este é um processo biológico que todas nós temos que aceitar, no entanto o envelhecimento pode ser minimizado com a prática continuada de alguns hábitos.

Como um resultado do envelhecimento, os tecidos da pele afectada tendem a desenvolver rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento. Felizmente, há algumas medidas preventivas e cuidados que se praticarmos todos os dias permitem minimizar os efeitos do envelhecimento prematuro.

 

Dicas para prevenir o envelhecimento prematuro da pele

 

Durma bem

É importante dormir bem, pois durante o período de descanso é quando se dá o processo de regeneração da pele, que é crucial para manter a pele jovem. Durante esse período as células são activadas para reparar os danos que sofrem por causa dos radicais livres e das toxinas ambientais, por isso é importante dormir, no mínimo 7 horas para manter a pele saudável e livre de imperfeições.

Comer alimentos antioxidantes

O consumo de alimentos antioxidantes diariamente é uma das medidas mais eficazes contra os sinais de envelhecimento e das doenças. Essas substâncias, estão presentes principalmente nas frutas e legumes, e inibem os efeitos negativos dos radicais livres e reparam as células danificadas.

Algumas das frutas recomendadas são:

  • Uvas
  • Kiwi
  • Mirtilos
  • Banana
  • Vegetais de folhas verdes
  • Nozes

Evite o tabaco

As mulheres que fumam têm mais riscos não só de cancro, mas também de reacções ao nível da pele, a curto prazo é comum que se notem mais inchaços e olheiras, enquanto a longo prazo, aceleram a degeneração das células e causam danos na sua capacidade para se regenerar.

Com o passar do tempo, a pele parece intoxicada, opaca e com problemas na produção de óleos naturais.
Além disso, as toxinas do tabaco causam manchas na pele e nos dentes.

Cuidado com o sol

Os raios ultravioletas do sol são uma das principais causas do envelhecimento prematuro e de imperfeições na pele, dado que são bastante agressivos com a superfície da pele e, aos poucos, começa a deteriorar-se perdendo uma quantidade significativa de colágeno e elastina.

A exposição contínua pode causar queimaduras graves e cicatrizes difíceis de remover, é essencial usar um protector solar com um SPF apropriado para o seu tipo de pele, mesmo em dias nublados.

Embora o sol seja essencial para obter a vitamina D, se for em excesso, pode causar mais mal do que bem e vai acelerar o envelhecimento da pele.

Reduzir o stress

O stress tem sido apontado como um dos piores inimigos da pele saudável e jovem. O cortisol que se liberta do corpo está ligado à deterioração da derme e ao enrugamento, como tal a prática continuada de ioga, meditação e exercício físico são recomendados.

Exercício físico

A actividade física de forma regular ajuda a estimular a regeneração e a eliminação de toxinas das células. Os exercícios aumentam a sensação de bem-estar e diminuem a presença de impurezas que evitam a acne e poros entupidos.

Beber mais água

O consumo diário de água é um pré-requisito para prevenir as rugas precoces e outras doenças da pele.
O corpo é constituído em grande parte deste líquido vital e a desidratação conduz a uma série de riscos estéticos e de saúde. Recomenda-se beber pelo menos 8 copos de água por dia, aumentando ao consumo durante os dias de exercício físico.

Para além destas dicas, pode ainda recorrer a tratamentos específicos com o , que funciona muito bem na reparação e prevenção do envelhecimento, pois o promove a produção do colagénio natural da pele.

Ver também

remover estrias brancas

Como tratar as estrias brancas

Quando as fibras da pele se quebram, surgem as estrias brancas, sendo mais difíceis de …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *