Alguma vez se questionou sobre formas eficazes para acabar com estrias? É sobre isso que vamos falar um pouco, dar a entender que alternativas existem, se efectivamente funcionam, e o que esperar de cada uma delas.

Existe um grande receio inerente aos tratamentos cirúrgicos mais invasivos para acabar com estrias, eu de certa forma também concordo, pois uma cirurgia é sempre uma cirurgia, existe sempre um factor de risco e ninguém gosta de “ir à faca”, já nem falando no preço que infelizmente é bastante elevado para a grande maioria da população. Felizmente existem alternativas bastante mais baratas, resta então perceber quais as que realmente funcionam e evitar a “banha de cobra”.

Micro-dermoabrasão

Este é um tratamento que certamente já ouviu falar, mas talvez não esteja totalmente familiarizada com todo o processo. A micro-dermoabrasão não é mais que esfoliação mais profunda da pele, pelo meio de lixagem, que pode ser mecânica ou eléctrica, em qualquer um dos casos o processo é indolor e os resultados são satisfatórios. É principalmente usado na cara, para remoção de manchas de acne e outras lesões superficiais, mas pode ser usado nas estrias, é também um dos métodos para remover tatuagens, pois a camada de pele que é removida é a mesma onde se situa o pigmento da tatuagem. Cada tratamento dura em média entre 1h e 1h e 30 minutos e existe um período de recuperação de alguns dias, em que a pele está muito sensível, e com aspecto vermelho, como se tivesse apanhado uma queimadura solar, daí ser aconselhado usar protector solar nas semanas seguintes ao tratamento.

Como vantagens temos então os resultados relativamente rápidos, um período de recobro curto, e uma boa eficácia em lesões superficiais. As desvantagens englobam o preço elevado, falta de eficácia em lesões profundas e principalmente o facto de apenas estarmos a remover uma camada de pele, e não propriamente a tomar uma atitude correctiva para o futuro, este método é também conhecido por peeling de cristal.

Óleo de Rosa Mosqueta

Este óleo tem como particularidade uma elevada percentagem de ácidos gordos essenciais na sua composição, o que por sua vez lhe transmite características estimulantes e reparadoras na pele. Pode ser usado em queimaduras, cicatrizes, rugas e no que nos interessa neste caso que são as estrias, nesse caso o óleo tem alguma eficácia se for usado na fase inicial da estria, ou seja quando esta ainda apresenta uma cor avermelhada, dando mais elasticidade à pele e atenuando o contraste entre a estria e a pele normal, este processo é demorado, sendo que o tratamento deve ser feito pelo menos por 3 meses, o que aliado ao seu baixo preço (15€ por 30ml) torna o seu custo total relativamente baixo.

A aplicação deve ser feita de noite, após uma limpeza da pele, colocando apenas algumas gostas na zona afectada e massajando até que o óleo seja totalmente absorvido, poderá ainda fazer uma segunda aplicação ao dia, sempre com o cuidado de evitar a exposição imediata ao sol, pois poderá causar manchas na pele. Tenha é noção que este óleo não vai fazer milagres, é sim uma boa alternativa a outros cremes mais caros, mas numa medida mais preventiva no que diz respeito a estrias.

Laser Frio

Apesar de o tratamento a laser já poder ser considerado uma cirurgia plástica, decidi incluir aqui também, pois é um método não invasivo, ao contrario de por exemplo uma abdominoplastia (que poderá servir para retirar também estrias ao nível do abdómen). Este tipo de laser, também conhecido por “CoolTouch”, é como o próprio nome indica um laser frio, emitindo radiação que apenas afectam a derme (camada intermédia da pele onde estão as estrias), esta radiação vai promover a reorganização do tecido e induz também a produção de colagénio.

Este em teoria é  dos tratamentos mais eficazes, pois ao contrario de outros em que é necessário atravessar a epiderme primeiro (camada mais superficial da pele), neste caso a única camada de pele afectada é a derme, a recuperação leva 30 minutos, após este tempo a paciente pode seguir a sua vida como normalmente. A nível de desvantagens, infelizmente existem várias, o preço é  elevado,  são necessárias múltiplas sessões, sendo que a primeira é a mais dolorosa de todas e para ver os resultados finais demora 2 ou 3 meses. Existem ainda vários casos de feedback negativo, em que os pacientes não vêm resultados significativos (talvez porque param o tratamento a meio ou no inicio) e a sua pele fica avermelhada e inchada durante vários dias, portanto nem tudo são rosas.

DermaRoller

Para o final deixo o dermaroller, que não é mais que uma ferramenta que promove a produção de colagénio na pele ( Collagen Induction Therapy – CIT). Na prática é um rolo com pequenas micro-agulhas incrustadas, que deve ser passado na zona de pele afectada, este processo cria pequenas rupturas na pele que desencandeam uma resposta das terminações nervosas da pele, que por sua vez “comandam” a pele que inicie a produção de colagénio para regenerar a tal ruptura; se multiplicar-mos este processo pelo número de agulhas no dermaroller, eventualmente vamos ter uma fresca camada de colagénio na pele afectada, regenerando assim as estria e criando uma camada de pele mais espessa e elástica, evitando deste modo que a estria se volte a formar.

Como vantagens temos o preço, o facto de poder ser usado em casa, a multiplicidade de aplicações (não serve só para estrias); a grande desvantagem a meu ver reside no facto de o mercado já estar mais ou menos inundado de imitações de baixa qualidade, sendo preciso um cuidado extra na compra do dermaroller, para tal é importante que escolha um de qualidade aprovado para FDA e que tenha as agulhas esterilizadas por raios gamma, um bom exemplo destes é o Scientia DermaRoller.

E você conhece outros tratamentos alternativos para acabar com estrias?

14 Comentários on Acabar com Estrias – Métodos Eficazes

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Conselhos De Beleza. Conselhos De Beleza said: Novo Artigo : Acabar com Estrias – Métodos Eficazes http://www.conselhosdebeleza.c.....-eficazes/ […]

  2. aline alves melo guimaraes diz:

    olá!! gostaria de saber como comprar o dermaroller,quanto custa e como saber que creme devo comprar para usar junto com o dermaroller no tratamento de estrias! agradeço desde já! abarços podem por favor enviar resposta para meu e-mail (allyne.guimaraes@yahoo.com)

  3. alessandra diz:

    ola gostaria de saber se é necessario um profissional da area para utilizar o produto para obter mais sucesso?!
    obrigado!e no rio de janeiro existe algum revendedor?

    • Olá;

      Como menciono nos artigos, este método é também aplicado em Clínicas, e a taxa de sucesso é maior pois lá são utilizadas agulhas de tamanho maior que 1.5mm (não apropriadas para usar em casa), a longo prazo os resultados serão iguais, mas a curto verá os seus resultados mais rápido.

      A vantagem de utilizar em casa é mesmo o preço que é muito inferior, e ainda tem e possibilidade de utilizar múltiplas vezes.

      Eu fiz a minha encomenda online directamente (sem revendedor) através de uma empresa do Reino Unido (que menciono nos artigos), uma vez que sou de Portugal não tenho mesmo conhecimento se está disponível através de algum revendedor ai no Brasil. Acredito que haja, mas se puder atalhar caminho ao comprar directamente ao fornecedor elimina os custos extra inerentes aos intermediários.

  4. Flavia c. diz:

    olá até que enfim apareceu uma noticia boa, preciso eliminar as estrias, são horriveis tenho muita vergonha, quero comprar esse aparelho como comprar.

    bjs

  5. Indara S diz:

    Alguém sabe dizer se o dermaroller pode ser usado em gestantes.

    Abraço

  6. rosa diz:

    eu quero conpra como eu faço mim diz estou disesperada

  7. liliana diz:

    depois de usar o dermaroller posso usar apenas creme hidratante que contenha vitamina E e outros minerais? vai ter efeito nas estrias? obrigado

  8. flavia diz:

    posso usar o dermaroller junto com vitanol?

  9. Maria Rosa diz:

    olá!
    gostaria de saber em qual site posso comprar o dermaroller quero muito comprar.
    obrigado!!

Deixar uma resposta