Home / Cuidados de Pele / Como equilibrar o pH da sua pele

Como equilibrar o pH da sua pele

Antes de saber como equilibrar o pH da sua pele, saiba que esta é uma substância que indica a quantidade de acidez ou suavidade de um elemento, ou seja permite medir o grau de acidez ou alcalinidade quando está em estado em líquido.

ph grafico

A escala de pH varia de 0 a 14, em que um pH 7 é neutro e indica que existe um equilíbrio entre a acidez e alcalinidade; mas, se esta relação for acima de 7, por ex se for 8 o pH é alcalino; mas se for inferior a 7, temos um pH ácido e existe um risco aumentado de virmos a ter alguma doença, porque as bactérias encontram-se num ambiente favorável a desenvolverem-se. Contudo se tiver o pH ideal, o corpo tenta regulá-lo e tenta que se mantenha a 7,4 o qual é ligeiramente alcalino.

Equilibrar o pH do corpo com remédios caseiros

O que fazer para equilibrar o pH da pele?

Esta é a pergunta que muitas pessoas fazem quando não têm o seu pH equilibrado, e tem altos níveis de acidez o que faz com que o corpo esteja mais vulnerável a doenças, contudo podemos compensar esta situação com remédios caseiros.

  • Para equilibrar o seu pH pode adicionar uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã num copo de água e beber duas vezes por dia. O vinagre ajuda a manter um nível de pH alcalino saudável.
  • Pode também equilibrar o pH com azeite de oliva, sendo ideal que prepare todas as refeições com este azeite, uma vez que é benéfico para o estômago devido ao ácido clorídrico, impedindo a acidez excessiva e reduz a possibilidade de que apareça uma acidez excessiva no corpo.
  • Equilibrar o pH com limão e abacaxi; adicione á água, um suco de limão e abacaxi que são ideais para equilibrar o pH, porque o limão tem um efeito alcalinizante sobre o corpo, ajudando a reduzir o pH e dado que contém vitamina C, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Enquanto o abacaxi contêm vitamina C, sais minerais e antioxidantes que o tornam um alimento alcalino, e que é capaz de remover a acidez e também todas as toxinas que se acumulam no organismo.
  • Equilibrar o pH com bicarbonato de sódio e limão: esta é uma receita que ajuda a alcalinizar o corpo rapidamente, evitando os problemas de acidez. Deve espremer o sumo de um limão e diluir em água e, em seguida, adicione 1/4 de uma colher de chá de bicarbonato de sódio, que deve ser consumido após uma refeição pesada, embora o ideal ser consumido, duas vezes por dia.
  • Outra das maneiras de ter valores de pH normais é a redução do consumo de carne vermelha, ovos, açúcar processado, produtos lácteos, sal de mesa e pão com glúten. Comer vegetais e frutas cítricas mais verdes.

Dicas para manter o pH da pele normal

Há hábitos e cuidados que devem ser seguidos para manter o pH da pele normal, tais lavar o rosto e depois aplicar um tónico, cuja acção é equilibrar o pH.

Recomendamos que lave o rosto duas vezes por dia se tiver a pele oleosa e uma vez por dia, se tem uma pele seca, normal ou mista. Se costuma frequentar saunas saiba que o vapor leva a que pele fique mais seca, e perca a humidade; por isso, deve evitar as saunas pois causam rugas prematuras.

Como manter o pH equilibrado?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem e uma dica simples é usar um tónico, pois ajuda a equilibrar o pH da pele, e ajuda na hidratação equilíbrio do pH da pele. É muito importante que escolha um tónico natural, que seja livre de álcool e de outros ingredientes agressivos para a pele, pois esses componentes sintéticos alteram o pH natural.

os-beneficios-de-beber-água-diariamente-1

Também é aconselhável que beba bastante água de boa qualidade para manter os valores de pH normais, pois deste modo a água ajuda na remoção de materiais tóxicos e inorgânicos, e elimina as gorduras depositadas no corpo. A água purificada sem sódio e sem coloro, é a mais indicada para as mulheres grávidas e para pessoas com hipertensão além disso também tem um sabor melhor.

Ver também

Dicas para Reduzir as Linhas de Expressão

Dicas para Reduzir as Linhas de Expressão

Neste artigo apresentamos várias dicas que podem ser aplicadas com frequência para reduzir e prevenir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *