Home / Analise de Produtos / Como fazer unhas de gel perfeitas

Como fazer unhas de gel perfeitas

Muitas vezes nos questionamos como é que as técnicas de unhas nos conseguem deixar as unhas tão perfeitas e lindas.

Esta questão deve-se principalmente à formação, técnica de execução, e bons produtos mas, e não menos importante a prática!

Em relação aos produtos, existe no mercado uma infinidade de ofertas, contudo eu sou apaixonada pela ProNails, actualmente praticamente todas as marcas têm ofertas semelhantes.

Cutículas

Para começar a unha tem de ser preparada para dar início ao processo. Também e não menos importante é a preparação das cutículas, que devem ser removidas se existirem em excesso e espigões. No caso de não haver muita cutícula basta empurrar suavemente para trás e o máximo que conseguir. Com este truque podemos prolongar uma manutenção até mais uma semana.

preparacao cuticula

 

Preparação da unha

A unha tem de ser desengordurada e polida de modo a deixar a mesma sem gordura e de preferência sem qualquer brilho. Assim a aderência do gel não fica comprometida o que maximiza a sua duração. Podemos fazer este processo com uma broca com uma lixa de cartão de grão fino, numa velocidade baixa ou com um taco de polimento. Para quem não tem muita experiência será adequado fazer com um bloco para não correr o risco de gastar demasiado a unha. A maneabilidade da broca requer uma perícia profissional.

polir-unha

Primário

Aplica-se então o primário ou primer, (há quem prefira passar primeiro um “promotor” para deixar a unha ainda mais desidratada) o qual deve ser deixado secar totalmente no catalisador (por norma cerca de 1 minuto é suficiente). Habitualmente uso o PRIMER UNIVERSAL – PN.

Apply-Nail-Primer

Base

Começamos a aplicar a base (prefiro fazer da maneira tradicional com base, Construção, cor e brilho). Aplicamos com um pincel espatulado e ao longo de toda a unha tendo sempre em atenção não tocar nas cutículas, contudo aproximar o mais possível. A base é aplicada unha a unha e catalisa por 2 minutos, se a base tiver uma boa viscosidade e não escorrer podemos aplicar em todas as unhas e catalisar todas ao mesmo tempo. A CLEAR BASE da PN não escorre.

base gel

Gel Construtor

A construção é feita unha por unha, por normal não retiro a goma e passo automaticamente à aplicação do gel construtor. Retiramos uma porção de gel suficiente para a unha toda e fazemos uma pequena bola no meio. A técnica pode variar de pessoa para pessoa contudo eu prefiro empurrar o gel da frente da unha e até próximo da cutícula e depois nivelar tudo, puxando pequenos fios com o gel. Com um gel autonivelante temos uma ajuda extra. Deixamos sempre o gel ligeiramente mais alto no meio da unha de modo a termos logo nesta fase a curvatura natural e anatómica. Deixar um ponto mais alto a meio da contribui para o reforço da estrutura o que no final torna a unha mais resistente a quebras e fracturas. Prefiro o GEL UV SOFT FRENCH PINK BUILDER – PN é dos melhores do mercado na minha opinião e deixa um acabamento meio leitoso que considero perfeito. Catalisa por 3 minutos e no final limpamos a goma.

gel constructor

Esculpir

A fase seguinte é a fase da limagem e a altura de esculpir o gel. É nesta fase que damos a forma, nivelamos o gel, tiramos imperfeições. Para as mais experientes a broca poupa imenso tempo uma vez que é mais rápida, para as menos experientes e iniciantes é recomendado que utilizem a lima. A unha tem de ficar perfeitamente selada de lado, à frente e sem o “alto” junto à cutícula. A selagem faz-se com a lima e de modo a deixar a unha sem irregularidades na junção unha/gel. Corrigimos também o tamanho de forma a deixar todas as unhas semelhantes e de seguida a forma. A ponta da unha deverá ficar fina de modo a que, quando vista de frente, a unha mantenha o ar natural e com pouca espessura. Para finalizar podemos passar uma broca diamante preparadora da unha junto às cutículas removendo eventuais vestígios de gel e o bloco de polimento deixando a unha macia e pronta para a cor.

dsc_3970

Cor

Em relação ao gel de cor há imensas ofertas no mercado e há até que use cores de verniz de gel numa unha de gel. Acho que esta ultima solução não é muito adequada uma vez que são materiais diferentes com resistências e finalidades diferentes.

Eu sou fã incondicional da PN como já sabem e adoro a gama GELLAK, são cores ricas, intensas fáceis de aplicar e sem goma. Aplicamos com um pincel espatulado e com duas camadas. Se for uma cor gel PNC procedemos da mesma forma.

Pessoalmente sou a favor de deixar a unha perfeita junto à cutícula, sempre sem tocar, e deixar um rebordo impecável. Assim quando a unha cresce o gel continua perfeito e bem pintado, sem parecer que o “verniz” está esborratado. Catalisa por 4minutos. (as cores escuras podem precisar de mais um minuto ou dois extra).

9871a2bad401d2772c659a9ee2dd4925

 

Finalizamos com o brilho CRYSTAL SEAL – PN. Embora as cores GELLAK não tenham goma e tenham acabamento brilhante, podemos sempre dar aquele extra gloss, com aparência de unhas molhadas e ultra brilhante.

Para concluir passamos a lima nos rebordos para tirar algum vestígio de material que tenha escorrido e hidratamos com um óleo de cutículas. Por cortesia e simpatia uma massagem no final com um bom creme é a cereja no topo do bolo.

E tu costumas fazer unhas de gel ? 

Ver também

Os vernizes mais indicados para o seu tom de pele

Não sabe que cor de verniz escolher? A escolha do verniz pode parecer algo trivial …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *