Home / Cuidados do Corpo / Dicas para evitar engordar após os 40 anos

Dicas para evitar engordar após os 40 anos

Com o passar dos anos, o nosso corpo muda, diminui a produção de certas hormonas e, assim, o mecanismo que regula a taxa metabólica basal, que representa a quantidade de calorias que o corpo precisa diariamente para manter o peso, reduz-se com o passar do tempo.

Ou seja com a idade, o nosso metabolismo fica mais lento e ainda que no caso de comermos o mesmo, engordamos um pouco mais a cada ano que passa.

Apresentamos algumas mudanças que deve adoptar na sua dieta, para ajudar a combater este declínio hormonal de forma natural e através da prática de exercícios que fortalecem os músculos, evita que ao chegar aos 40 anos, se acumule mais gordura.

engordar 40

Para ajudar a alcançar este objectivo apresentamos algumas dicas úteis:

  • Comer a mesma quantidade, uma vez que na maioria das vezes a má alimentação falha por causa da desordem, por exemplo: um pequeno-almoço escasso, seguido de um almoço abundante, e ficar durante toda a tarde sem comer e depois ao jantar voltar a comer muito. Estes distúrbios acabam por ser uma das causas do aumento de peso.
  • Fazer cinco refeições diárias. É muito importante não deixar de comer o pequeno-almoço e o lanche na parte tarde e, claro fazer um pequeno-almoço completo. A regra de cinco refeições funciona desde que estas sejam moderadas. Se comer pouco e mais vezes faz o seu corpo trabalhar mais na digestão dos alimentos, o que causa um aumento no gasto de calorias.
  • Substitua as gorduras saturadas por insaturadas. Embora a gordura tenha um alto teor de energia, não devemos parar de comer gorduras porque são uma fonte de energia e precisamos delas como um complemento para a absorção de vitaminas importantes. O que devemos fazer é um consumo moderado, enfatizando as gorduras insaturadas (azeite, nozes, etc.) e reduzindo as saturadas (carnes, leite integral, etc.).
  • Optar pelos hidratos em vez de açucares. Os hidratos de carbono são absorvidos lentamente, e estão presentes nos vegetais, grãos integrais, legumes, etc., contêm muita fibra e vitaminas e saciam por mais tempo. Contudo uma rápida absorção de açúcares, farinhas refinadas, etc., não tem esse efeito saciante e pode levar a um aumento da glicose no sangue e causar diabetes.
  • Consumir proteínas com moderação. Lembre-se que não deve abusar no seu consumo porque o excesso acumula-se em forma de gordura. Deve incluir na sua dieta proteínas que estão incluídas nos peixes, carnes brancas e vegetais
  • Não esquecer de ingerir fibras suficientes. As fibras fortalecem o sistema digestivo, e ajudam a reduzir os níveis de colesterol mau e tem um efeito saciante. Para aumentar a sua ingestão, você só tem que consumir pão, massas ou arroz integrais.

Não são muitas medidas, e basta ter um pouco de atençao (e contenção) para as pôr em prática. Não te esqueças de partilhar a tua opinião, já conhecias todas estas medidas ? Quais as que tens posto em prática ?

Ver também

fortalecer unhas

Dicas para fortalecer as unhas frágeis e quebradiças

As unhas tornaram-se uma parte muito importante da beleza feminina, contudo estão constantemente expostas a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.