Home / Perfumes / Fazer Sabonete – Como encontrar o melhor aroma

Fazer Sabonete – Como encontrar o melhor aroma

Trabalhando com perfumes,  sejam naturais ou sintéticos, pode ser um dos aspectos  mais gratificantes e também mais frustrantes de fazer sabonete. Ao decidir como perfumar sabonetes, existem muitos factores que é necessário pesar.

Neste artigo, veremos as vantagens e desvantagens da utilização de óleos perfumados vs óleos essenciais nos sabonetes, vamos falar sobre como testar seus perfumes para descobrir quais as que funcionam melhor para você.

Oleos Perfumados

Há muitas vantagens de utilizar óleos perfumados na fabricação de sabonete. Alguns deles são:

Baixo custo: Óleos perfumados, na maioria dos casos, custam muito menos que os seus homólogos naturais de óleos essenciais. Devido a isso, usando óleos perfumados faz sentido em muitos casos.
Seguro para usar sobre a pele: Alguns óleos essenciais naturais podem realmente prejudicar a pele. Óleos perfumados de grau cosmético são projectados para serem usados em produtos de cuidados da pele.
Pode obter aromas impossíveis de obter com óleos essenciais: Muitos aromas não existem na natureza. Se você quiser que o seu sabonete tenha o cheiro de pêra, manga ou tomate, utilizando os óleos perfumados é o único caminho a seguir.
Pode adicionar cores aos seus sabonetes: Alguns óleos perfumados, a baunilha em particular, adiciona cor ao seu sabonete, se adicionada durante o processo de fabricação do sabonete. Dependendo do que você espera, isso pode ou não pode ser uma vantagem.

Desvantagens no uso de óleos perfumados:

Alguns óleos reagem negativamente aos sabonetes processados a frio: Uma das coisas mais frustrantes que pode acontecer a um fabricante de sabão é para descobrir um óleo da fragrância bonita e adiciona-lo a um lote de sabão durante o processo de fabricação apenas para tê-lo coalhar. Infelizmente, alguns óleos perfumados não são compatíveis com sabonetes processado a frio. A única maneira de obter esses cheiros é adiciona-los, após o processo de fabricação de sabão.
As fórmulas podem variar de um fabricante para outro: Você pode gostar de um perfume de uma empresa, e descobrir o mesmo perfume de outra empresa a um preço inferior. Não espere que esses dois óleos perfumados respondam da mesma maneira ao seu processo de fabricação de sabão. Testar, testar, testar antes de encomendar grandes quantidades de qualquer óleo da fragrância, pois suas fórmulas diferem de uma empresa para outra.
Pode adicionar cores aos seus sabonetes: Dependendo da sua perspectiva, este pode ou não pode ser uma desvantagem. Tenho lido muitos relatos de fabricantes de sabão que se queixam de que o óleo perfumado de baunilha torna o sabão castanho. No entanto, algumas empresas de grande escala vende sabão baunilha castanho escuro. Acho que depende da sua perspectiva.

Óleos Essenciais

Para aqueles que preferem usar os óleos essenciais também existem várias vantagens e desvantagens a ter em conta:

Vantagens do uso de óleos essenciais:

Natural: Muitas pessoas estão preocupadas com a invasão de ingredientes sintéticos em alimentos e cosméticos. Para aqueles que querem cosméticos naturais, óleos essenciais são o caminho a percorrer.
Valor Terapêutico: Além de perfume, muitos óleos essenciais têm propriedades naturais que podem tratar problemas de pele e cabelos.

Desvantagens do uso de óleos essenciais:

Muitos são demasiado caros para serem usados na fabricação de sabão: A maior reclamação sobre alguns óleos essenciais é que muitos são demasiado caros para serem usados na fabricação de sabão (ou em outros cosméticos até).
Alguns têm uma vida útil limitada e devem ser utilizados rapidamente após a compra:
a maioria dos óleos essenciais são processados através de destilação a vapor. Este processo utiliza calor e ajuda a preservar a óleos essenciais, mas utilizando métodos de pressão a frio os óleos cítricos conservam componentes que os tornam rançosos rapidamente.
O preço varia de uma época para outra. Como os óleos essenciais são derivados das plantas, o preço é afectado pelo clima, pela produtividade da cultura, e por outras coisas fora do controle de quem faz o sabonete.

A escolha é sua sobre o que usar para o perfume e vai ser um reflexo de suas necessidades e as necessidades daqueles que irão usar o sabonete.

Depois de decidir qual o perfume ou óleo essencial que está interessado em adicionar á sua colecção, é preciso fazer alguns testes para ter certeza de que irá funcionar nos seus produtos. encomende sempre uma pequena quantidade primeiro e teste-a nos seguintes quatro pontos:

Será que o óleo perfumado ou óleo essencial tem um cheiro agradável? Alguns são agradáveis, outros não. Se você não gosta do cheiro da sua encomenda de teste, não encomende mais.
Será que o óleo perfumado ou óleo essencial vai descolorir seu produto? Às vezes, certos óleos perfumados, como baunilha, vai descolorir muito ou pouco os seus produtos. Teste sempre uma pequena quantidade do seu óleo perfumado em suas loções e sabonetes antes de pedir uma quantidade maior.
Será que o óleo perfumado ou  óleo essencial funciona no sabonete? Se você fizer sabonetes artesanais, teste sempre uma pequena quantidade de um novo perfume num pequeno lote de sabão. Verifique ou não se o cheiro faz com que o lote de teste de sabão coalhe ou reaja de forma estranha.
Será que o cheiro do seu lote de teste irá desaparecer com o tempo? Alguns aromas funcionam lindamente em produtos, mas poucas semanas depois irá desaparecer do nada, mesmo quando o produto é colocado em plástico. Isto pode ser muito frustrante. Se isso acontecer, tente outro fabricante ou fornecedor para ver se você pode obter um óleo perfumado semelhante com um perfume que dura mais tempo.

Testar vai ajudar a escolher a fragrância perfeita para o seu sabonete.

Ver também

Perfume Lovely – Sarah Jessica Parker

A fragrância construída à imagem da actriz Sarah Jessica Parker é bastante feminina e não …

3 comentários

  1. Olá .. Samos de um Ministério Rosa de Saron , gostariamos de saber como faço

  2. Boa tarde:

    Estou iniciando com fabricação de sabonetes, e tenho algumas duvidas.

    O óleo essencial e extrato glicórico são a mesma coisa?
    Qual a diferença e beneficios de cada?
    Estou com bastante dificuldade de encontrar ingredientes para fabricação de sabonetes nas proximidades da minha região.
    Fico no Aguardo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *