Home / Cuidados de Pele / Importância da esfoliação para a saúde da sua pele

Importância da esfoliação para a saúde da sua pele

Para ter uma pele perfeita, você não precisa só de mantê-la limpa, mas a pele deve estar hidratada e protegida, sendo importante que você considere também os factores externos. Embora a pele seja renovada a cada 28 dias, este processo pode levar mais tempo por causa do stress, fadiga ou a da época do ano, então quando as células mortas não são substituídas, a pele vai ficar com um aspecto envelhecido, por isso esfoliar a pele com regularidade é essencial.

esfoliação pele

Na adolescência, em média demora 14 a 20 dias a regenerar completamente a camada exterior da pele. Aos 40 anos, o mesmo processo pode demorar até 45 dias, resultando em pele seca, desidratada, e com manchas avermelhadas. Então, para ter uma boa aparência precisamos de alguma ajuda e a esfoliação torna-se uma parte importante nos cuidados da pele.

Esfoliar a pele faz parte de nossa rotina de beleza, sendo um processo relativamente simples mas que deve ser efectuado frequentemente.

Mas será que você sabe como fazer uma esfoliação de forma correcta?

Descubra quais são os erros mais comuns na esfoliação do rosto para evitá-los e ter uma pele radiante.

Esfoliar sem humedecer

Antes da esfoliação é muito importante que humedeça a sua pele com água morna. A esfoliação a seco vai irritar a pele e deixá-la avermelhada. Então, agora já sabe, que primeiro deve molhar a pele com água morna e em seguida, aplicar o produto esfoliante. Uma dica simples mas muito importante.

Esfoliar demasiado

Se acha que ao esfregar o seu rosto com mais força vai ter melhores resultados, está enganada. Os esfoliantes devem ser aplicados de forma delicada com massagens suaves, caso contrário, você não só está a eliminar as camadas de células mortas, mas a ferir a sua pele.

Esfoliar com demasiada frequência

Cada tipo de pele precisa de uma esfoliação diferente. Esfoliar várias vezes por semana irá danificar a pele do seu rosto. Na deve exagerar na esfoliação em busca da pele perfeita, uma vez que a esfoliação excessiva irá deixar a sua pele irritada e sem a sua protecção natural. Idealmente, pode esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana.

Esfoliar e não hidratar

Para obter melhores resultados depois da esfoliação deve aplicar um hidratante. Caso contrário, a sua pele fica seca e sem vida. Ao aplicar um creme hidratante após a esfoliação você vai ter a sua pele mais macia e brilhante.

Usar o produto errado

Há centenas de produtos no mercado para esfoliar a pele do rosto, mas nem todos são adequados para si. Em primeiro lugar, esqueça as esponjas, pois são muito duras para esfoliar a pele do rosto. A segunda dica é que antes de comprar um creme esfoliante verifique se é indicado para o seu tipo de pele.

Esfoliantes caseiros mal feitos

Pode encontrar na internet imensas receitas para fazer o seu próprio esfoliante, contudo verifique primeiro se nenhum ingrediente é tóxico ou muito agressivo para a sua pele.

Esfoliar a pele irritada

Se a sua pele está irritada porque esteve exposta ao sol, ou porque se depilou recentemente ou porque tem acne ou algum tipo de lesão, não deve esfoliar a sua pele.

Esfoliar e continuar com outros tratamentos de beleza

Lembre-se que ao esfoliar a pele, está a remover uma camada de células mortas do seu rosto. A pele sensível, por isso, tudo o que você tem a fazer é colocar um hidratante e esquecer as máscaras, bronzear-se ou depilar-se depois da esfoliação.

E você comete estes erros quando esfolia a sua pele? Agora que já sabe: deve evitá-los! Só deste modo vai conseguir proteger sua pele da melhor maneira.

Ver também

Dicas para se desmaquilhar rapidamente

Dicas para se desmaquilhar rapidamente

Ainda que possa ter preguiça, é essencial remover a maquilhagem à noite para evitar problemas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.