Isto não é propriamente um tema novo, pois lentes de contacto coloridas já existem há muitos anos, e muito provavelmente à tanto tempo quanto as lentes normais, daí que me faça alguma confusão o facto de se usarem tão pouco. Isto é das poucas coisas que efectivamente provoca uma alteração drástica no look, portanto merece uma explicação mais detalhada.

De uma forma algo grosseira, podes-se dividir as lentes de contacto coloridas em 3 categorias principais:

  • Intensificadores de Cor (Color Enhancers)
  • Modificadores de Cor (Color Replacements)
  • Fantasia

Cada uma tem as suas próprias características e preço, ainda assim, se após a escolha se procurar bem é possível encontrar as lentes coloridas que pretende a preços reduzidos. Tenha também em conta que este tipo de lentes muitas das vezes também pode ser comprada com graduação, isto é perfeito para quem tem problemas de visão, pois pode aliar a cosmética com a correcção da visão; uma das grandes vantagens em usar lentes de contacto graduadas com cor, é que a sua colocação é mais simplificada, pois é possível ver a lente mais facilmente, sendo que a mesma tem côr, coisa que nas lentes normais não acontece, pois são totalmente transparentes.

Intensificadores de cor



Lente de contacto verdeComo o nome indica, este tipo de lentes não sobrepõe a sua cor de olhos natural, em vez disso intensifica-a através de filtros especiais que aumentam o contraste da iris. Se não sabe muito bem qual a cor que quer escolher ou quer algo mais subtil, este é o tipo de lente pelo qual deve optar, pois a cor deste lente irá misturar-se com a sua cor natural.

Estas lentes coloridas são de uma forma geral as mais baratas, tornando-se as ideais para quem se está a lançar neste mundo.

Modificadores de Cor



lente de contacto azulAo contrário das anteriores, estas lentes são muito mais trabalhadas, e o resultado final muito mais notório, sendo possível até tornar um olho muito escuro num azul cristalino. Podem ter uma ou duas camadas de cor que cobrem toda a irís, deixando de fora apenas a pupila, isto vai fazer com o que o seu olho pareça maior e mais exótico, o que por sua vez irá atrair os olhares de outras pessoas, ainda assim mantendo o look natural, pois existem pessoas sortudas que efectivamente têm uma cor natural com dois tons.

Se pretende uma mudança mais radical na cor dos seus olhos, esta lente colorida é a ideal para o seu caso, existem várias combinações de cores, mas é certo e sabido que a maior parte das escolhas irão cair nos azuis e verdes, já que são as mais raras.

Fantasia



lente de contacto fantasiaEsta categoria devia merecer um artigo só para ela, pois existem mesmo centenas de lentes deste género, é mesmo um mundo aparte, alias para falar com franqueza o meu primeiro contacto com as lentes contacto coloridas foi com uma destas, pois há alguns anos uma vizinha minha usou durante algum tempo umas lentes de contacto com o símbolo da nike, e eu achava aquilo muito estranho e misterioso, mas agora percebo que era só mesmo a ponta do icebergue. A maior parte das pessoas apenas usa estes lentes em festas como o halloween, Carnaval ou em saídas para a noite, não há mesmo volta a dar com estas lentes vai sobressair no meio da multidão e ninguém ficará indiferente. Pode-se ainda dividir este tipo de lentes em mais sub-categorias:

  • Fluorescentes
  • Alternativas
  • Sclera

As primeiras, como é fácil de adivinhar, são lentes que brilham no escuro, perfeitas para uma noite na discoteca, ou simplesmente para assustar alguém, a segunda categoria é a maior de todas, pois inclui vários tipos de lentes: totalmente coloridas (todas pretas, vermelhas, brancas…), vampiro, fogo, sharigan, estrela, cruz, ventoinha, gótica … basicamente todos os símbolos que alguem se consiga lembrar vão estar aqui. Finalmente sobram as lentes, que na minha opinião, são as mais radicais de todas, isto porque é uma lente que cobre literalmente o olho todo (incluindo a parte branca, a sclera), com estas lentes pode ter o olho totalmente preto, branco ou com outros motivos; perfeito para a noite da halloween ou outras festas assustadoras; a grande desvantagem desta lente é realmente o seu preço e também são bem mais difíceis de colocar.

Pensamentos Finais



Agora que já sabe um pouco mais sobre lentes de contacto coloridas, está nas suas mãos seguir o próximo passo e experimenta-las; no caso feminino para melhor se perceber, pode-se encarar este adereço como um novo penteado, mas que pode ser trocado a qualquer altura pelo original.

Recapitulando, como disse no inicio, algumas destas lentes podem ser usadas no dia a dia como lentes graduadas, neste caso será necessário fornecer um atestado medico quando se fizer a encomenda (online), em todas as outras lentes este procedimento já não é preciso.

Existem vários sites que vendem este tipo de lentes, infelizmente e novamente como foi possível verificar no artigo sobre o dermaroller como tratamento para estrias, não é fácil encontrar estes artigos em lojas portuguesas. Posso apenas aconselhar um site americano, que pelo que tenho pesquisado é dos mais baratos e prestigiados no ramo, CocoContacts, foi até possível arranjar um código promocional que retira 10% a qualquer encomenda DRM97SCMTRU, penso ainda que em encomendas acima de 99$ eles oferecem os portes, mas isto ainda terá que ser confirmado á posteriori.

Encomende as suas lentes na cococontacts

Se porventura já usou este tipo de lentes ou tem alguma questão relacionada, deixe o seu comentário/opinião sobre o assunto.

2 Comentários on Lentes de Contacto Coloridas

  1. Maria Sécio diz:

    Olá, sou a Maria Sécio e estou a fazer uma curta metragem para a escola. Preciso de caracterizar uma personagem que é cega de um olho mas não encontro nenhuma lente completamente branca, incluindo a pupila. Não sabes de nenhum sitio onde eu possa encontrar?
    Os melhores cumprimentos.

Deixar uma resposta