Home / Cuidados de Pele / Métodos para prevenir e tratar a acne em adulto

Métodos para prevenir e tratar a acne em adulto

Por que a acne aparece na idade adulta?

Os factores que fazem aparecer a acne na idade adulta são muito variados. Entre as principais causas, estão as reacções a determinados ingredientes contidos em alguns cremes de beleza e aos desequilíbrios hormonais que isso implica.
Um desses ingredientes é o miristato de isopropilo, comum em alguns produtos indicados para o cuidado da pele, e que já se provou ser um dos motivos da acne na idade adulta.

Os factores ambientais são outras causas, assim como a alergia a determinados alimentos ou devido a uma má alimentação. O tabaco é outra das causas, quer seja consumidor passivo ou activo, também é uma das causas do aparecimento de acne.

Podemos mencionar outras causas da acne na idade adulta, tais como o stress e a reacção hormonal a certas pílulas anticoncepcionais. Mas um mito que deve acabar, para o bem de muitos, é que o chocolate não causa o aparecimento de acne, mas são os produtos lácteos que podem ser responsáveis pelo seu aparecimento em algumas pessoas.

adulto acne

 

Métodos para prevenir e tratar a acne

Se você sofreu de acne durante a sua adolescência, os produtos que usou para a remover não devem ser os mesmos que deve usar em idade adulta, porque eles não funcionam.

Os cremes que tenham alguns elementos, tais como os ácidos alfa-hidroxi (AHA) e ácido salicílico são os mais recomendados. A AHA tem uma acção de esfoliação que ajuda a manter a pele limpa e suave, impulsionando o colagénio. Enquanto o ácido salicílico exfolia dentro do poro, reduzindo a probabilidade da ocorrência de acne. Contudo a esfoliação não deve ser efectuada mais do que duas ou três vezes por semana para não irritar a pele.

  • Use pouca maquilhagem: Durante um surto de acne, evite usar maquilhagem. Se você precisa mesmo de usar, é essencial que você lave o rosto no final do dia, não importa se você está cansada. Se possível, escolha cosméticos sem óleos, sem corantes ou produtos químicos.
  • Fique longe do sol: Os raios ultravioletas podem aumentar a inflamação e vermelhidão. Além disso, alguns medicamentos para eliminar a acne podem aumentar a sensibilidade da pele à luz solar.
  • Mantenha as mãos afastadas do rosto: Se tem acne não toque no rosto, porque você pode transmitir bactérias e irritar a pele. Nunca deve espremer as espinhas com os dedos, porque isso gera novas infecções e cicatrizes.
  • Hidrate a pele: Muitos produtos para eliminar a acne contêm ingredientes que secam a pele, por isso é sempre importante usar um hidratante que ajuda a minimizar a secura e descamação da derme.
  • Mantenha a cara limpa: Independentemente se você tem acne ou não é importante lavar o rosto todos os dias. Isto irá remover impurezas, células mortas e o excesso de gordura a partir da superfície da pele.
  • Use água morna e um sabão facial suave: não esfregue, mas faça movimentos circulares suaves; lave bem e seque com uma toalha facial. Se você tiver poros abertos ou “manchas brancas” coloque a toalha que você acabou de usar para lavar, porque as bactérias permanecem na toalha e se a reutilizar vai contaminar ainda mais.
  • Use produtos que não precisam de uma receita médica: os produtos para remover acne contêm ingredientes tais como peróxido de benzoíla, um agente anti-bacteriano com um efeito de secagem, o que ajuda a restaurar a pele e a livrar-se das bactérias.
  • Cuidado com os produtos que você usa no cabelo: Evite o uso de óleos e produtos químicos no cabelo. Estes ingredientes podem cair no seu rosto, bloquear os poros da pele e causar irritação. Se você tem cabelos oleosos, lave o cabelo todos os dias mas deve mantê-lo afastado do seu rosto.
  • Alimente a sua pele: A maioria dos especialistas concorda que certos alimentos, tais como o chocolate e os alimentos fritos não desencadeiam surtos de acne; no entanto, deve evitar ingerir alimentos gordurosos e fast-food e substitua-os por frutas, legumes e grãos integrais, que vão ajudar a sua pele
  • Faça Exercidos regularmente: A actividade física, é boa para a sua pele, porque reduz a ansiedade e aumenta o fluxo de sangue para todos os órgãos.
  • Relaxe: Os especialistas acreditam que o nosso estado emocional está relacionado com todos os aspectos da saúde, incluindo o papel da pele. Existem estudos que relacionam o aparecimento da acne com situações de stress.

Após tratar o acne, pode ter o infortunio de ficar com algumas cicatrizes, felizmente pode também fazer algo em relação a isso utilizando um dermaroller para o acne.

Ver também

Dicas para Reduzir as Linhas de Expressão

Dicas para Reduzir as Linhas de Expressão

Neste artigo apresentamos várias dicas que podem ser aplicadas com frequência para reduzir e prevenir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.