Home / Cuidados de Pele / Depilação a Laser – Vantagens e Desvantagens

Depilação a Laser – Vantagens e Desvantagens

Existem vários métodos de depilação que prometem remover os pêlos, ou atrasar o seu aparecimento, mas se procura uma solução definitiva, a depilação a laser é a opção que mais pessoas usam, sendo um método aprovado pelas autoridades de saúde, mas não remove os pêlos para sempre como muitas vezes se diz na publicidade.

O que a depilação a laser faz é reduzir gradualmente a quantidade e espessura dos pêlos e por isso é um método que cada vez mais pessoas usam hoje em dia.

Este tipo de depilação age da seguinte forma: ao penetrar no folículo piloso vai danificá-lo, impedindo que ele produza pêlos novamente.

Principais vantagens da depilação a laser

Como qualquer tratamento, a depilação a laser tem vantagens e desvantagens, mas primeiro vamos mencionar as vantagens da utilização deste método na remoção de pêlos.

  • A depilação a laser tem a vantagem de tratar grandes áreas em apenas uma sessão, e pode ser feita em diferentes partes do corpo;
  • Dependendo de pessoa para pessoa, nas primeiras sessões, pode ver uma redução dos pêlos de até 80%, reduzindo a necessidade de fazer a depilação.
  • Outra das vantagens da depilação a laser é tratar-se de um tratamento seguro para todos os tipos de pele, sendo aprovado pelas autoridades de saúde mas se tem a pele morena deve procurar uma depilação a laser adequada, por isso deve seguir o conselho dos profissionais da área. Outra das vantagens é que a continuação do tratamento é fácil e pode ser usado para complementar outros métodos, como o uso de lamina ou a depilação com cera.
  • A remoção dos pêlos através de laser também melhora a qualidade da pele, tornando a pele mais macia, mais suave no fim das sessões de tratamento. No caso de pêlos encravados, pode encontrar uma solução neste tipo de tratamento, além disso se têm excesso de pêlos, a depilação torna-se menos dolorosa.

No entanto é importante saber que se optar pela depilação a laser a sua pele deve ser preparada antes do tratamento, sendo aconselhável que não depile a pele com cera, pelo menos um mês antes da primeira sessão, o ideal é remover o excesso de pêlos com uma lâmina de barbear, caso contrário, o tratamento não será eficaz.

Também é aconselhado não apanhar muito sol antes e após o tratamento, caso contrário, a pele pode ficar manchada. Também não deve esquecer que se tem problemas de pele ou está a fazer algum tratamento, quando for fazer a depilação a laser deve informar o especialista na remoção de pêlos a laser para evitar problemas.

Desvantagens de depilação a laser

Embora depilação a laser proporcione resultados eficazes em algumas pessoas o tratamento leva muito tempo a fazer efeito, pelo que deve ter paciência. Além disso, esta remoção pode causar efeitos secundários tais como prurido ou dermatite, mas em nenhum caso devem causar queimaduras, e se isso ocorre é porque o especialista não fez um bom trabalho.

Outra desvantagem é que é um tratamento caro, em comparação com outros métodos convencionais de depilação e também requer várias sessões o que pode afectar o orçamento que tem disponível.

Finalmente, é importante mencionar que existem áreas onde os pêlos reaparecem constantemente, sendo muito comum na face, locais onde você deve insistir com mais sessões para remover os pêlos. Mas também deve ter cuidado se estiver grávida ou suspeita de gravidez, porque durante a gravidez a depilação a laser é contra-indicada, em algumas áreas tais como no abdómen, de forma a evitar danos à placenta e no feto. Se está grávida, recomendamos que consulte o seu médico ou simplesmente deve parar o tratamento, e só recomeçar depois do parto.

Ver também

Dicas para Reduzir as Linhas de Expressão

Dicas para Reduzir as Linhas de Expressão

Neste artigo apresentamos várias dicas que podem ser aplicadas com frequência para reduzir e prevenir …

Partilhe a sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: